UEPB - Repositório Digital

Gênero música: uma alternativa para o ensino de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Lizandra Lucindo Belo
dc.date.accessioned 2019-09-02T18:36:34Z
dc.date.available 2019-09-02T18:36:34Z
dc.date.issued 2019-06-04
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20404
dc.description FERREIRA, L. L. B. Gênero música: uma alternativa para o ensino de língua portuguesa. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Encontrar alguém no mundo que não aprecie uma canção, um estilo musical, a melodia ou a letra de uma música é algo bastante raro. A música inspira, transforma e tem diversos efeitos em quem ouve e aprecia. A partir dessa premissa, a presente pesquisa propõe comprovar que a utilização do gênero textual música pode ser uma alternativa capaz de potencializar as aulas de língua portuguesa, a fim de torná-las muito mais interessantes e produtivas, como também estimular nos educandos o interesse e a motivação para o estudo da língua materna. Nesse contexto, utilizar o gênero música como recurso didático vem a ser de grande valia, uma vez que seu caráter lúdico e humanizador desperta nos educandos o estímulo para o estudo e a participação nas aulas. Para que fosse desenvolvido este trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e interpretativista, com base nos estudos de Marcuschi (2008), Bahktin (1997-2006) entre outros, os quais discutem sobre os conceitos de gêneros textuais e defendem a importância do uso deles para o ensino de língua, além de Ferreira (2010), que defende a utilização da música e aponta formas de como utilizá-la em sala de aula. Realizamos também uma proposta intervencionista a partir de uma sequência de atividades, aplicada na turma do 9° ano de uma escola da rede estadual de Alagoa Grande-PB. As análises feitas com base na sequência de atividades aplicadas puderam comprovar, o quão eficaz vem a ser a utilização de um gênero tão presente no nosso dia a dia, tornando as aulas de língua portuguesa muito mais produtivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Danielle dos Santos Mendes Coppi pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.title Gênero música: uma alternativa para o ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta