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Encontrar alguém no mundo que não aprecie uma canção, um estilo musical, a melodia ou a
letra de uma música é algo bastante raro. A música inspira, transforma e tem diversos efeitos
em quem ouve e aprecia. A partir dessa premissa, a presente pesquisa propõe comprovar que a
utilização do gênero textual música pode ser uma alternativa capaz de potencializar as aulas
de língua portuguesa, a fim de torná-las muito mais interessantes e produtivas, como também
estimular nos educandos o interesse e a motivação para o estudo da língua materna. Nesse
contexto, utilizar o gênero música como recurso didático vem a ser de grande valia, uma vez
que seu caráter lúdico e humanizador desperta nos educandos o estímulo para o estudo e a
participação nas aulas. Para que fosse desenvolvido este trabalho, realizamos uma pesquisa
bibliográfica de cunho qualitativo e interpretativista, com base nos estudos de Marcuschi
(2008), Bahktin (1997-2006) entre outros, os quais discutem sobre os conceitos de gêneros
textuais e defendem a importância do uso deles para o ensino de língua, além de Ferreira
(2010), que defende a utilização da música e aponta formas de como utilizá-la em sala de
aula. Realizamos também uma proposta intervencionista a partir de uma sequência de
atividades, aplicada na turma do 9° ano de uma escola da rede estadual de Alagoa Grande-PB.
As análises feitas com base na sequência de atividades aplicadas puderam comprovar, o quão
eficaz vem a ser a utilização de um gênero tão presente no nosso dia a dia, tornando as aulas
de língua portuguesa muito mais produtivas. |
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