UEPB - Repositório Digital

O cotidiano escolar a partir do estágio supervisionado em uma escola de ensino fundamental de Alagoinha/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Valeska Cristiane Gomes e Silva
dc.date.accessioned 2019-09-03T15:05:01Z
dc.date.available 2019-09-03T15:05:01Z
dc.date.issued 2019-05-03
dc.identifier.other CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20433
dc.description COSTA, V. C. G. e S. O cotidiano escolar a partir do estágio supervisionado em uma escola de ensino fundamental de Alagoinha/PB. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Trata-se de um momento essencial na formação e prática do discente, no sentido de assegurar confiança em suas ações docentes e de adquirir reponsabilidade diante das práticas aplicadas para a formação do professor. “O estágio é o lócus onde a identidade profissional é gerada, onde o futuro profissional aprende a ministrar aulas de forma coerente e dinâmica. É no estágio que o discente passa a compreender o elo de ligação entre professor e aluno como parte fundamental na construção e contextualização do indivíduo. O estágio funciona como “uma janela para o futuro” através do qual o aluno aproxima-se do que almejou para a sua carreira. Deve ser natural essa passagem do “saber ser” para o “saber como”, ou seja, um momento de avaliação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade. A partir dessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é relatar a prática do estágio supervisionado no curso de Pedagogia, com práticas ocorridas na escola pública do município de Alagoinha/PB. Com essa experiência, levantamos algumas discussões que buscam evidenciar se a dificuldade encontrada no ensino de Pedagogia e a não valorização da disciplina no currículo escolar acontece pela necessidade de não haver profissionais habilitados nessa área. As atividades de observação tiveram como resultado a análise e reflexões sobre a prática docente no ensino fundamental I, ao passo que a regência nos deu a oportunidade de exercer a prática docente e ganhar novas experiências no ensino fundamental I. Estagiar é fundamental para uma boa harmonia entre os fatores existentes na preparação para o estágio e as perspectivas que serão abordadas durante esse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O cotidiano escolar a partir do estágio supervisionado em uma escola de ensino fundamental de Alagoinha/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta