UEPB - Repositório Digital

O uso do cotidiano para o ensino de matemática em escolas de São José do Sabugi-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Elitania de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-09-03T17:43:40Z
dc.date.available 2019-09-03T17:43:40Z
dc.date.issued 2019-06-06
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20439
dc.description SANTOS, E. O. O uso do cotidiano para o ensino de matemática em escolas de São José do Sabugi-PB. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A matemática está presente em diversos momentos do cotidiano, sendo um componente escolar de grande importância para ajudar o aluno a se desenvolver no meio social, o que é trabalhado em sala de aula quando contextualizado com os problemas surgidos no cotidiano auxiliam o aluno a desenvolver a criticidade e a autonomia para participar dos discursos que surgem ao longo de sua vida. Assim, constitui o objetivo geral desse trabalho, investigar as concepções dos professores de matemática das escolas públicas de São José do Sabugi-PB a respeito da utilização do cotidiano para o ensino de matemática no contexto escolar. De modo específico identificar conceitos matemáticos envolvidos em situações cotidianas e metodologias que fazem uso dessas para o ensino de matemática; verificar situações em que a matemática cotidiana foi trabalhada em sala de aula através de questionário com professores da área e; compreender a percepção de professores de matemática da Educação Básica em relação à utilização do cotidiano em sua prática docente. Teoricamente, a investigação buscou respaldo nas teorias de Altenhofen (2019), Brasil (1998), D`Ambrosio (1989), Gadotti (2003), Ramos (2017), Rodrigues (2005). Professores de Matemática da rede municipal e estadual no município de São José do Sabugi-PB constitui os sujeitos investigados. O questionário foi o instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos mostram a importância que se tem ao trabalhar temas cotidianos dentro da sala de aula, tendo em vista que os mesmos auxiliam o aluno no seu desenvolvimento cognitivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Esp. Tarciana Vieira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.subject Concepções dos professores pt_BR
dc.title O uso do cotidiano para o ensino de matemática em escolas de São José do Sabugi-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta