UEPB - Repositório Digital

Experimentação Problematizadora no 9º ano do ensino fundamental como método motivador no ensino de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lucena, Fellipe Garcia
dc.date.accessioned 2019-09-03T17:47:04Z
dc.date.available 2019-09-03T17:47:04Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20441
dc.description LUCENA, F. G. Experimentação Problematizadora no 9º ano do ensino fundamental como método motivador no ensino de física. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A prática experimental é uma parte indissociável da Física, enquanto ciência, e sua utilização em sala de aula conduz e motiva o estudante a se tornar sujeito da construção do seu próprio conhecimento. Esse trabalho traz uma discussão sobre ensinar e aprender Física por meio da utilização de experimentos, através do método problematizador, onde o aluno realiza os experimentos e descreve os fenômenos observados. O professor atua, então, como mediador no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo desse trabalho é investigar as concepções dos alunos sobre a disciplina de Física, identificando o grau de discrepância com o real objetivo desta, além de propor um método de aula capaz de solucionar esse problema. Para tal, além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental da E.M.E.F Pedro Marques de Medeiros localizada no distrito de Ipueiras, pertencente ao município de Paulista – PB. Essa pesquisa foi dividida em três momentos distintos: num primeiro, foi aplicado um questionário que buscava avaliar as concepções previas dos alunos e identificar os métodos utilizados pelo professor destes; em seguida, foi desenvolvida uma aula, onde foi utilizada a experimentação problematizadora como método pedagógico, para apresentar aos estudantes os conceitos relacionados as 3 Leis de Newton; por fim, foi aplicado um novo questionário com a intenção de verificar a eficácia da experimentação problematizadora para a construção do conhecimento e sua eficiência como método motivador à aprendizagem de Física. A partir desta pesquisa foi possível observar uma grande mudança nas concepções dos alunos sobre a disciplina de Física e, além disso, notou-se que a utilização desse método foi bastante significativa para a construção dos conhecimentos abordados, por parte dos estudantes, evidenciando-se a necessidade da utilização desse método em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Experimentação Problematizadora pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Leis de Newton pt_BR
dc.subject Método Motivador pt_BR
dc.title Experimentação Problematizadora no 9º ano do ensino fundamental como método motivador no ensino de física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta