UEPB - Repositório Digital

Uma proposta de metodologia de software educacional para o ensino de matemática em libras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Maria Rafaelly Ferreira
dc.date.accessioned 2019-09-03T18:19:05Z
dc.date.available 2019-09-03T18:19:05Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.11
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20443
dc.description ALVES, M. R. F. Uma proposta de metodologia de software educacional para o ensino de matemática em libras. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve por objetivo propor uma metodologia de software educacional para o ensino da matemática a pessoas surdas. A escolha da temática se deu a partir da vivência em sala de aula da autora, quando foi necessário utilizar aplicativos matemáticos para a adaptação dos conteúdos no ensino fundamental I para a aluna surda. Verificando de forma empírico a falta de aplicativos para o ensino da matemática em libras. Assim, uma dos objetivos específicos foi verificar os estudos existentes sobre o ensino de matemática a pessoas surdas com o uso de softwares educacionais. A problemática levantada neste estudo é como aperfeiçoar o desenvolvimento desses softwares educacionais matemáticos com foco na educação de surdos através da Linguagem Brasileira de Sinais. O segundo passo da pesquisa, buscou-se verificar as metodologias de desenvolvimento de software utilizadas na criação de software educacionais. Foi possível notar a carência de metodologias de softwares educacionais. Com essas pesquisas foi identificada a necessidade da realização de estudos voltados a melhorias para o processo de desenvolvimento de softwares para o ensino de matemática em libras. O estudo realizado por Benitti et al. (2005) propõe uma equipe multidisciplinar envolvida no processo de desenvolvimento de softwares educacionais. Como resultado da pesquisa, foi feito um comparativo entre as metodologias Extreme programming (XP) e Scrum e easYProcess (YP) e o modelo em cascata, a fim de verificar qual metodologia cumpri o máximo das etapas propostas por Benitti et al. (2005). Como conclusão, foi apresentada a proposta da metodologia de software, entretanto, para efetividade das etapas descritas na metodologia, é necessário a realização estudos de caso, a fim de verificar a sua contribuição para o desenvolvimento de softwares educacionais matemáticos em libras. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Amanda Mayara Sobral Rodrigues pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Software educacional pt_BR
dc.subject Metodologias de softwares pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Uma proposta de metodologia de software educacional para o ensino de matemática em libras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta