Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar como acontece o processo da gestão na escola pública,
Centro Educacional Edivardo Toscano. Na elaboração do artigo, apresentamos o conceito de
gestão democrática, a atuação do gestor, a proposta da escola (PPP), os conselhos escolar e de
classe e os desafios dos gestores no espaço escolar. Para realizarmos este estudo buscamos os
seguintes teóricos: Libâneo (2006), Paro (2016), Luck (2007), BRASIL (2019) e Veiga (2001)
dentre outros, que embasaram este trabalho. Na metodologia optamos por uma revisão da
literatura, ou seja, uma pesquisa bibliográfica onde iniciamos falando um pouco sobre a gestão
democrática, a participação e a autonomia da escola. Tratamos também sobre os instrumentos
da gestão e a importância dos mesmos. A pesquisa de campo foi realizada no CEET (Centro
Educacional Edivardo Toscano) para termos uma visão real sobre o que nos propomos a
pesquisar e como resultados apontamos as seguintes considerações: a gestão democrática
escolar ainda precisa ser bastante discutida e pensada, assim como os desafios de sua efetivação
nas escolas, no PPP, na relação família e escola e o gestor como peça central na mediação das
relações entre a comunidade escolar e circunvizinha.
Descrição:
NUNES, D. H. do N. Gestão democrática escolar: reflexões sobre os instrumentos de gestão, um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano, em Guarabira - PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.