Resumo:
Este trabalho tem como objetivo observar o lúdico como metodologia de ensino para a
aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental I. Tal etapa do ensino é um divisor de águas
onde o estudante precisa mais do que ver apenas números e letras na sala de aula para que seu
aprendizado seja de fato efetivo. Metodologicamente este estudo se fundamenta numa
pesquisa de abordagem qualitativa onde oferece um procedimento coerente com relação,
buscando assim resultados relevantes que foi vivido no ambiente escolar como público alvo
os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I da Escola Estadual de Ensino Fundamental
Belmira Arruda Alcoforado. Para isso nos fundamentaremos em autores que abordam
discussões sobre o tema como Libâneo (1999), Rodrigues (2013) Friedmann(1992) dentre
outros autores e documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. Espera-se que os
resultados mostrem que tais recursos são necessários, pois é por meio deles que a criança vai
ter o contato teórico e prático do ensino compreendendo o que está sendo repassado e
atingindo metas e objetivos. O professor ao utilizar desses meios, deve ver seus alunos no
início do processo de aprendizado, como um educando que está em busca de novos
conhecimentos, e é estimulando esse aluno de maneira livre que a criança irá se tornar um
aluno culto e feliz em suas colocações como busca de uma formação social e reflexiva desde
cedo.
Descrição:
MOTA, M. G. Jogos e brincadeiras nas aulas do 1º ano do ensino fundamental I: um relato de experiência. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.