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O Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma possibilidade
real de construção de novos rumos para o Ensino de Geografia, principalmente pela
oportunidade de estudantes das licenciaturas estarem no espaço escolar, acompanhados por
professores(as) supervisores(as), desempenhando a investigação-ação em sala de aula. Este
trabalho apresenta a trajetória do subprojeto de Geografia do PIBID/CAPES/UEPB,
desenvolvido na Escola Maria Emília Oliveira de Almeida, em Campina Grande, Paraíba, no
primeiro semestre de 2017, que objetivou analisar o processo de atuação dos professores em
formação no PIBID, culminando na intervenção didático-pedagógica deles em sala de aula.
Para tanto, buscou-se (1) compreender como se dá a interação entre alunos bolsistas do
PIBID, coordenadores e professores supervisores, (2) observar a turma objeto de intervenção,
(3) aplicar questionários para discentes da turma, (4) elaborar um plano de ação e (5) aplicá-lo
na turma do nono ano do Ensino Fundamental II. Nessa perspectiva, aportou-se
principalmente nas teorias e ideário de Pontuschka (2007), Santos (1988), Cavalcanti (2010) e
Tonini (2011), com as quais buscou-se compreender a trajetória da Geografia Escolar no
Brasil e da formação de professores(as) de Geografia. A pesquisa é do tipo colaborativa
descritiva e argumentativa, amparada pelas ideias de Ticks (2008) e Bolgo (2012), e possui
abordagem qualitativa, tendo como mecanismos investigativos a utilização de questionários e
as observações in loco. Para construir conhecimentos em sala de aula, utilizou-se
principalmente a categoria geográfica Paisagem. A pesquisa confirmou a importância da
colaboração entre coordenação e professores da escola, bolsistas e professores da
universidade, no âmbito do PIBID, para a formação inicial dos futuros professores(as). |
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