Resumo:
O livro didático de geografia é uma ferramenta muito utilizada pelo professor, por isso
ele deve ser elaborado de acordo com as necessidades encontradas em sala de aula,
buscando melhorar a conexão entre essa ferramenta e o alunado. Mesmo sofrendo várias
mudanças com o tempo, continua com características peculiares das regiões sul e
sudeste do Brasil, tornando-se injusto com as demais regiões, pois pouco utiliza
materiais específicos que traduzam a sua realidade, em especial a região nordeste. A
pesquisa teve como objetivo analisar a relação do livro didático de geografia com a
rotina do professor em sala de aula e as dificuldades que o mesmo enfrenta quando esse
material não atende suas expectativas e não aborda a realidade do aluno. O estudo
utilizou como instrumento a técnica da pesquisa qualitativa através de entrevista com
quatro professores que atuam no ensino público e privado e que trabalham com os livros
e acabam sendo alvos dessa diferença regional. Os resultados obtidos direcionam a
necessidade do docente trabalhar com temas regionais, produzindo seu material,
buscando novos meios de conectar o seu aluno a assumirem uma postura crítica do que
é discutido teoricamente.
Descrição:
SILVA, E. M. A utilização do livro didático de geografia como uma abordagem de caráter regional . 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.