Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20481
Título: A utilização do livro didático de geografia como uma abordagem de caráter regional
Autor(es): Silva, Ezequiel Melo
Palavras-chave: Livro didático
Geografia
Professor
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O livro didático de geografia é uma ferramenta muito utilizada pelo professor, por isso ele deve ser elaborado de acordo com as necessidades encontradas em sala de aula, buscando melhorar a conexão entre essa ferramenta e o alunado. Mesmo sofrendo várias mudanças com o tempo, continua com características peculiares das regiões sul e sudeste do Brasil, tornando-se injusto com as demais regiões, pois pouco utiliza materiais específicos que traduzam a sua realidade, em especial a região nordeste. A pesquisa teve como objetivo analisar a relação do livro didático de geografia com a rotina do professor em sala de aula e as dificuldades que o mesmo enfrenta quando esse material não atende suas expectativas e não aborda a realidade do aluno. O estudo utilizou como instrumento a técnica da pesquisa qualitativa através de entrevista com quatro professores que atuam no ensino público e privado e que trabalham com os livros e acabam sendo alvos dessa diferença regional. Os resultados obtidos direcionam a necessidade do docente trabalhar com temas regionais, produzindo seu material, buscando novos meios de conectar o seu aluno a assumirem uma postura crítica do que é discutido teoricamente.
Descrição: SILVA, E. M. A utilização do livro didático de geografia como uma abordagem de caráter regional . 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20481
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ezequiel Melo Silva.pdfPDF - Ezequiel Melo Silva824.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.