Resumo:
O presente trabalho tem o propósito de apresentar a criação de uma ferramenta com
o objetivo de controlar a tramitação da documentação sob a custódia de um arquivo
que possui em sua guarda documentos escolar e requerimentos, isso ocorre ao
organizarmos a informação, fazendo um controle que permite o ganho na tomada de
decisão, sua recuperação é essencial para sua confiabilidade. A pesquisa foi
realizada em um arquivo que custodia documentos de diversas instituições
escolares que tiveram suas atividades encerradas, utilizando uma abordagem
qualitativa e empregando o método de observação participante, na qual houve
participação direta na organização da documentação. Uma das adequações
efetuadas pela ferramenta foi auxiliar a gestão dos documentos, seguindo seus
procedimentos de utilização e destinação, fazendo uso da tecnologia nas suas
ações. Todas essas ações são feitas no setor de protocolo do arquivo estudado,
através do uso de um computador com o programa editor de planilhas, a qual se
utilizou de alguns procedimentos próprios e elaborou-se um sistema de segurança
dentro de suas limitações. Como resultado, após o uso da ferramenta, ocorreu um
aumento na produtividade do setor, com um acesso mais rápido e preciso nas
informações contidas nos documentos.
Descrição:
SILVA JÚNIOR A. R. da. Controle de documentos em arquivos: criação de ferramenta no auxílio da gestão documental. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]