Resumo:
As novas tecnologias de comunicação e informação proporcionam diferentes oportunidades educacionais para a população mundial, em particular para os jovens. Neste contexto, é necessário que façamos da tecnologia uma ferramenta aliada a favor da humanidade, fazendo uso principalmente no processo de ensino- aprendizagem nas escolas. Neste sentido, as TIC’s devem funcionar como um recurso na inserção de um novo método de ensino, despertando no aluno o interesse dos assuntos abordados em sala de aula. A literatura científica reporta que as TIC’s podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem quando o professor insere esta ferramenta no seu planejamento. Assim, este trabalho faz um estudo do software Crocodile Chemistry e mostra sua viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos da química. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário contendo quatro perguntas. Os sujeitos da pesquisa foram 11 estudantes do curso de Licenciatura em Química da UEPB. Os dados da pesquisa foram sistematizados em gráficos e Tabelas e em seguida foram interpretados, articulando-os com os referenciais teóricos da área. Os resultados revelam que os licenciandos aprovaram a utilização do Software nas aulas de Química, sinalizando que farão uso no exercício da profissão.
Descrição:
ROCHA, J. S. Um estudo sobre o software Crocodile Chemistry e seu uso no ensino de Química. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.