Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar o poema “Noche Oscura" presente na obra “Noite Escura da Alma” de São João da Cruz (1542-1591), escrito no livro Obras Completas de São João da Cruz (1960). O presente artigo visa apresentar aos leitores uma análise dos aspectos religiosos a partir da concepção do erotismo e do
sagrado, refletindo suas relações, além de buscar pôr em evidência este autor que não é muito conhecido entre o público me geral e especialmente entre os alunos do curso de letras com habilitação em lingua espanhola da (UEPB) em Monteiro. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram uma revisão bibliográfica, trazendo contribuições de: Teixeira (2008), Ruiz Salvador (1995), Bataille (1987), Corsi (2006), Cunha (2017), Branco (1987), Otto (1992) e Eliade (1977) entre outros. No objetivo de compreender o erotismo dentro do conceito de sagrado, fizemos uma análise do poema “Noite Escura da Alma” onde contém elementos que, se lidos superficialmente, não são possíveis de serem enxergados. Obtivemos como resultado o fato de que o tom erótico manifesto na obra faz uma conexão com o sagrado e se relaciona na mensagem principal, centrada na relação entre o humano e o divino.
Descrição:
SILVA, F. W. C. O erotismo e o sagrado no poema "Noche oscura" de São João da Cruz. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].