Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo discutir as principais dificuldades do estágio no Curso de Licenciatura em Letras habilitação em Língua Espanhola, do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba, levando em consideração a evasão dos profissionais que se dá pela falta da obrigatoriedade da disciplina de espanhol na sala de aula. Buscando entender essas dificuldades encontradas nos estágios de língua espanhola e com relação à limitação do estágio supervisionado nas escolas de Rede Pública de Ensino, nos questionamos: Quais seriam as possíveis estratégias utilizadas pelo curso de Letras/espanhol do Campus VI para contornar este problema? E que outras possibilidades poderiam ser sugeridas? Trata-se de um artigo de caráter bibliográfico, com auxílio da pesquisa de campo, uma vez que seu objeto possibilita um levantamento e coleta de dados por meio de questionário. Baseamos essa pesquisa em documentos oficiais, como PCNS, LDB e estudiosos sobre o ensino de língua espanhola e estágio. Buscamos compreender acerca do que os estudantes da Língua Espanhola enfrentaram ao buscar estágios em escolas públicas. Dentre os resultados obtidos, destacam-se que as dificuldades encontradas durante o Estágio, como a ausência da disciplina na grade curricular, comprometem a formação docente, pois dificultam o contato direto com o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Descrição:
NEVES, E. S. O. Reflexões sobre o estágio supervisionado: fatores que dificultam sua prática. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.[Artigo].