UEPB - Repositório Digital

O Estágio Supervisionado como dimensão da formação do professor de Ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Igor Lima
dc.date.accessioned 2019-09-12T17:40:04Z
dc.date.available 2019-09-12T17:40:04Z
dc.date.issued 2019-06-07
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20619
dc.description FERREIRA, I. L. O Estágio Supervisionado como dimensão da formação do professor de Ciências. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado é um componente curricular essencial para os professores em formação, como modo de integração à experiência docente e a sua futura profissão, reunião de conhecimentos sobre o âmbito educacional presente na escola, interação com a comunidade na qual está inserido e formação de sua identidade profissional visando enxergar seus erros e acertos para aperfeiçoar sua prática educativa. Este trabalho tem o objetivo de relatar o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências realizado no período de 2017.2 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPB, referenciado por bibliografias que reúnem teorias didáticas para a educação e o Ensino de Ciências, e as atividades desenvolvidas durante o período de execução do mesmo. O estágio foi realizado na Escola Municipal Clementino Procópio, na cidade de Campina Grande - Paraíba. A experiência contou com a observação e ministração de aulas pelos estagiários, ocorridas numa turma de 7º Ano do Ensino Fundamental II, onde se pôde observar as práticas metodológicas dos estagiários, a aula regencial ministrada pelo autor com sua análise sobre a experiência, destacando a comunicação e interação com os alunos através da aula e de um exercício de avaliação, cujo resultado foi analisado, se fazendo uma leitura sobre seus dados obtidos e foi constatado que a maioria dos alunos responderam as questões corretamente como também houveram erros, confusões e respostas coladas de outros alunos, a análise também observou a postura dos alunos e do estagiário na aula ministrada. O relato mostra a importância de se conhecer a profissão do professor e saber como exercê-la tanto na prática quanto em seu planejamento, para que o mesmo possa alcançar maior êxito, fortalecendo seus saberes docentes no exercício de sua profissão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title O Estágio Supervisionado como dimensão da formação do professor de Ciências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta