Resumo:
Neste trabalho, enfocamos a importância das ferramentas tecnológicas como recurso motivador nas aulas de Espanhol como Língua Adicional - E/LA. O objetivo principal da pesquisa consiste em analisar, qualitativamente, o uso dessas novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, e quais suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola, como língua adicional (E/LA), visando mostrar esses meios como influentes motivadores no processo de aprendizagem do idioma. Desse modo, discutiremos sobre como esses recursos tecnológicos contemporâneos atuam na área do ensino de espanhol, como são utilizados para a motivação dos alunos, destacando seu desenvolvimento no processo educacional interativo, propiciado na produção de conhecimento individual e coletivo. Partindo da necessidade de acesso à internet e como podem contribuir, não só no desenvolvimento de trabalhos educacionais, como também outros aspectos que ampliem o conhecimento de forma geral. Logo, quando se trata de motivação, deve-se ver a tecnologia como uma das ferramentas que pode contribuir com o desenvolvimento de atividades variadas, de modo que se tenha a possibilidade não só de dinamizar as aulas, como também proporcionar a interação dentro e fora da sala de aula. Assim, relatamos alguns dos momentos nos quais precisamos acrescentar ou não os recursos tecnológicos como instrumentos enriquecedores na dinamização das aulas, tanto no sentido da informação, quanto de criatividade didática, por parte dos alunos e, sobretudo, do professor.
Descrição:
RODRIGUES, S. A. As TDIC's como recursos de motivação nas aulas de Espanhol como Língua Adicional E/LA. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.