Resumo:
O ensino de matemática ao longo dos tempos vem passando por várias transformações, principalmente pela importância que exerce na vida das pessoas. Assim sendo, é necessário observar que existem muitos problemas enfrentados pelos professores e alunos no que se refere ao ensino dos conteúdos matemáticos. Nestas condições, objetivou-se analisar as práticas de ensino de matemática e as percepções de professores e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental acerca da contextualização como estratégia de ensino da Matemática. Este estudo de abordagem qualitativa foi realizado numa escola pública estadual na cidade de Tuparetama - PE, na qual para a coleta de dados foram aplicados questionários ao docente e alunos pertencentes 9º ano do Ensino Fundamental. Entre os resultado da pesquisa percebeu-se que o docente investigado reconhece a contextualização como uma importante estratégia metodológica de auxílio ao processo de ensino aprendizagem de matemática. Porém, foi identificado que esse recurso ainda não é explorado em toda a sua potencialidade. Em relação aos alunos foi possível perceber que a maioria gosta de matemática, embora sentem dificuldades em aprendê-la mesmo quando os professores contextualizam os conteúdos ensinados conectando-os com a realidade dos alunos.
Descrição:
CHAGAS, J. S. R. Ensino de matemática: percepções sobre a contextualização como estratégia metodológica no 9º ano do ensino fundamental. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016.