Resumo:
A Educação Ambiental apresenta uma nova dimensão a ser incorporada ao processo educacional, trazendo discursões sobre as questões ambientais, além de valores e atitudes diante de uma nova realidade a ser construída. Ela por si só não resolvera os complexos problemas ambientais, mais pode influir decididamente para isso ao formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Com o avanço da tecnologia, o uso de aparelhos eletrônicos dependentes de pilhas e baterias está cada vez maior. Porém, os rejeitos produzidos pelo consumo desse tipo de resíduo perigoso deve ser monitorado e cuidadosamente tratado, visto que o seu descarte inadequado pode contaminar o meio ambiente e causar sérios problemas à saúde, por vezes letais. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção que os alunos de uma Escola Publica Estadual de Ensino Fundamental na Cidade de Patos-PB possuem sobre os impactos causados pelo descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo de abordagem quantiqualitativa. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário com 09 perguntas objetivas no período de agosto e setembro de 2016. Os dados quantitativos são apresentados em tabelas e gráficos e os qualitativos de forma descritiva sendo articulados na analise de discursão. Através dos resultados obtidos percebemos que, os alunos, em parte, são conscientes dos problemas ambientais que o descarte inadequado de pilhas e baterias causam ao meio ambiente. Ainda de acordo com os resultados realizados na pesquisa foi possível identificar que os alunos realizam atividades que contribuem para Educação Ambiental.
Descrição:
SOUZA, J. D. Educação ambiental: percepção dos alunos de uma escola pública estadual do ensino fundamental na cidade de Patos-PB sobre o impacto causado pelo descarte inadequado de pilhas e baterias no meio ambiente. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016.