Resumo:
Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura para investigar como a Educação Ambiental tem contribuído para aumentar a renda e qualidade de vida dos catadores na Paraíba. Método: foi realizada a busca em base de dados de estudos publicados no período de 2015 a 2019, utilizando as palavras chave: catadores, “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, “resíduos sólidos”, Paraíba, educação, saúde”; sendo incluídos apenas artigos publicados em periódicos e excluídos outros formatos de documentos. Resultados: Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, dos 114 artigos encontrados na busca, restaram 11 que foram analisados; sendo a maioria deles realizados na cidade de Campina Grande (PB). Quatro artigos analisaram e/ou propuseram políticas e planos de gestão de resíduos sólidos; três avaliam e/ou descrevem a coleta, tratamento e disposição dos resíduos; e os outros elaboraram mapa de riscos, análise de concepções práticas, estudo do perfil dos catadores e aplicação de atividades didáticas relacionadas à Educação Ambiental. Os autores dos artigos apontam a importância do trabalho dos catadores para melhoria da eficiência da coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, propondo ações ou políticas direcionadas a essa categoria. Entretanto, nenhum dos trabalhos descreveu ações que efetivamente tenham contribuído diretamente para aumento da renda dos catadores, evidenciando uma lacuna da literatura. Conclusão: Não foram identificados artigos com descrições que permitam avaliar a eficiência, eficácia e efetividade de ações de Educação Ambiental na geração de renda para catadores na Paraíba.
Descrição:
AGUIAR, Y. M. A. Gestão de resíduos sólidos: Revisão integrativa da literatura sobre a contribuição de ações de educação ambiental para melhoria da renda e qualidade de vida de catadores na Paraíba. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.