Resumo:
A presente pesquisa se dedica ao estudo pautado na prática de análise linguística como uma alternativa de ensino/ aprendizagem, que segue uma sequência didática a qual tem como ponto chave o trabalho com os gêneros textuais. Assim, o objetivo geral deste artigo é verificar, a partir do trabalho com uma sequência didática, de que modo à prática de análise linguística, em torno da escrita do gênero dissertativo-argumentativo, influência no ensino de língua portuguesa em um curso de extensão direcionado a quarenta e cinco alunos que irão realizar a prova (ENEM) no ano de dois mil e dezenove e, que em sua maioria, estão cursando o terceiro ano (médio). Este projeto é desenvolvido nas dependências do CCHE – Campus VI, na cidade de Monteiro-PB, intitulado como “Gramática para a comunidade no âmbito do PRÓ-ENEM”, no qual a professora ministrante é a pesquisadora. Desta maneira, a pesquisa presenta caráter qualitativo, por descrever e interpretar os dados, uma vez que promove a interação entre o pesquisador e o seu objeto de estudo. Além de estar engajada no caráter qualitativo, destaca-se como pesquisa-ação, isso porque é uma investigação realizada por meio de experimentos designados pela colaboração de uma visão crítica que realiza o emprego dos conhecimentos adquiridos pelo pesquisador como contribuição em um aspecto social específico que antes era visto como problemático e, a partir do estudo feito, pode melhorar. Neste caso, visa suprir as dificuldades do uso dos sinais de pontuação na escrita textual ocasionadas, geralmente, pelo ensino descontextualizado de gramática tradicional. Utilizamos como corpus de análise três atividades e duas produções textuais efetuadas em sala de aula por uma aluna da turma (como se trata de uma pesquisa com um objeto de estudo específico, tendo em vista que o problema de escrita mais recorrente na turma era os sinais de pontuação, fizemos um recorte e utilizamos esta aluna para representar o progresso). Para fundamentar a análise desse corpus, utilizamos como base teórica os seguintes autores: Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Mendonça (2006); Marcuschi (2008), Cunha & Cintra (2008), Pinto (2000), Lopes & Rio-Torto (2007), PCN (2000), Azeredo (2008) e Bezerra e Reinaldo (2013). Os resultados obtidos apontam que, inicialmente, os alunos tinham muitas dificuldades para ler/ interpretar e escrever; quanto ao eixo da escrita, notou-se nitidamente que os alunos utilizavam pouco os sinais de pontuação em suas produções de texto e, quando utilizavam, por muitas vezes, não era de maneira adequada, o que acarretava o sentido ambíguo nas informações abordadas. Tal característica causa grande preocupação, já que os sinais de pontuação têm como função auxiliar nos aspectos sintáticos e semânticos na habilidade discursiva do gênero em questão. Portanto, para que o ensino-aprendizagem de língua portuguesa seja desenvolvido com eficácia, de fato, precisa da inclusão da análise linguística para suprir as dificuldades do uso da pontuação textual presentes nas práticas de leitura/ interpretação e escrita em torno dos gêneros textuais e suas funções comunicativas, inseridas em contextos específicos.
Descrição:
SOUZA, J. D. O ensino de língua portuguesa à luz da prática de análise linguística no projeto Gramática para a comunidade no âmbito do PRÓ - ENEM. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].