Resumo:
Este artigo trata a manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. Assim, tivemos como objetivo investigar a intensidade dos fenômenos variacionistas que manifestam os educandos em situações específicas, tendo como foco uma escola de ensino fundamental, no município de Ouro Velho-PB, mais precisamente em uma turma de 7º ano, do Ensino Fundamental (anos finais), nas aulas de Língua Portuguesa. As referidas aulas foram observadas e gravadas para a análise de dados. Deste modo, para fundamentar a pesquisa tivemos como teóricos Bagno (2009; 2013), Bortoni Ricardo (1985; 2004), Faraco (2008), Polli Silva (2009). A pesquisa se caracteriza como sendo etnográfica. A análise dos dados foi realizada a partir das expressões utilizadas pelos alunos e pela professora em sala de aula. Realizada a análise, constatamos que diante de todas as variantes ocorrentes na língua, a variante diatópica (regional) é a mais recorrente na fala do público envolvido.
Descrição:
CABRAL, E. P. A manifestação da heterogeneidade linguística no contexto escolar. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].