dc.description.abstract |
A problemática socioambiental oriunda do rápido e desenfreado crescimento econômico e tecnológico, tem exigido um novo olhar da comunidade escolar a fim de produzir nas gerações futuras, alunos com uma consciência ambiental crítica e propagadora das mudanças comportamentais exigidas para o alcance de um convívio mais sustentável. Dessa forma, esse trabalho objetivou realizar um diagnóstico acerca da Educação Ambiental interdisciplinar, a fim de promover ações de caráter educativo, com vistas a garantir a preservação do meio ambiente e a disseminar a construção de agentes multiplicadores. Para tanto contou com a participação do gestor, professores e alunos de nível médio em questionários de cunho semiestruturado justificado pela necessidade de se obter uma visão aprofundada dos entrevistados acerca da Educação Ambiental, ao qual se deu em escola pública. Como resultados observou-se que o gestor é possuidor de uma visão sensata e atual no que diz respeito ao meio ambiente, se mostrando ainda ativo e articulador quanto a sua capacidade de envolver professores em ações e projetos inerentes a temática estudada, sendo estes de áreas diversas o que beneficia a interdisciplinaridade e envolvimento de todos. Quanto ao alunado foi constatado uma boa percepção dos aspectos que envolvem a Educação Ambiental, não se limitando apenas a caracterizar os elementos da natureza, mas abordando-se os cuidados em relação a eles. De um modo geral, o estudo alcançou resultados satisfatórios no que diz respeito ao envolvimento dos participantes em ações educativas de forma concreta e por ser o ambiente escolar um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, que ofertam alternativas que estimulem o alunado ao reconhecimento de suas convicções e posturas comportamentais, quanto ao meio ambiente. |
pt_BR |