Resumo:
O presente estudo objetiva investigar a existência de previsão para desenvolvimento de competências para prescrição de medicamentos por enfermeiros nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do curso de Enfermagem das Instituições de Ensino Superior de Campina Grande da rede pública e privada. Propõe-se um estudo qualitativo com abordagem descritiva e documental. O estudo foi realizado no Município de Campina Grande- PB, junto às instituições de ensino superior que possuem em sua grade de ensino o curso de Graduação em Enfermagem. Os participantes da pesquisa foram os coordenadores das instituições, Projetos Pedagógicos dos cursos e os documentos avaliados. A coleta se deu por duas etapas operacionais: análise de todos os PPC, a segunda foi uma entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro previamente estabelecido e flexível com os coordenadores dos cursos. Para todo o conjunto de dados foi utilizado como método de análise a Análise de Conteúdo. Conclui-se que os projetos pedagógicos das instituições investigadas não abordam conteúdos/componentes curriculares para desenvolver no estudante competências para a prescrição de medicamentos e que as instituições enfrentam desafios em readequar os projetos pedagógicos pós - redemocratização do ensino. Por outro lado os coordenadores percebem que há a necessidade de uma base teórica que fortaleça a prática do enfermeiro como prescritor e consideraram a matriz curricular ofertada por suas instituições insuficiente e fragilizada. Faz-se necessário que os coordenadores dos cursos e os docentes desenvolvam meios para readequação do PPC de acordo com o que preconiza o SUS para promover nos alunos uma visão crítica e reflexiva voltada para o seu campo de atuação.
Descrição:
SILVA, M. V. B. C. da. Formação do enfermeiro no desenvolvimento da competência para a prescrição de medicamentos na atenção básica: Um estudo documental. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.