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Acolhimento aos usuários nos serviços de Atenção Primária à Saúde no Estado da Paraíba

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dc.contributor.author Costa, Alcione Oliveira da
dc.date.accessioned 2019-09-20T17:32:42Z
dc.date.available 2019-09-20T17:32:42Z
dc.date.issued 2018-06-15
dc.identifier.other CDD 610.73
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20792
dc.description COSTA, A. O. da. Acolhimento aos usuários nos serviços de Atenção Primária à Saúde no Estado da Paraíba. 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Objetivou-se analisar o acolhimento aos usuários na Atenção Primária à Saúde na Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, utilizando dados do banco de Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade, Brasil, 2013. A amostra foi constituída de 4892 usuários de unidade de saúde de atenção primária. Utilizou-se o teste qui-quadrado de proporções para verificar associação entre as variáveis relacionadas ao acolhimento e macrorregiões de saúde. Em relação à demanda espontânea, 79,3% declararam serem muito bem/bem atendidos, 82,7% afirmaram que o problema foi resolvido, 56,6% esperam menos de 60 minutos para serem atendidos, e 58,2% declararam serem recebidos pelo médico seguido pelo enfermeiro (24,4%). Sobre a escuta qualificada, 50,2% disseram que a equipe busca resolver suas necessidades na própria unidade, 93% declararam que o consultório tem privacidade, 67% sempre recebem orientações para ajudar na recuperação, 42,3% que os profissionais sempre perguntam sobre outras questões da vida, 59,3% sentem-se à vontade para falar sobre preocupações. Em relação ao vínculo e responsabilização, 81,3% disseram que o tempo de consulta com o médico é suficiente, e com o enfermeiro (92,2%), 63% foram atendidos pelo mesmo médico e 79,8% pelo mesmo enfermeiro, 40% tem facilidade para tirar dúvidas após a consulta. Constatou-se que o acolhimento vem se processando de forma satisfatória, atendendo aos princípios da Universalidade, Integralidade e Equidade. Nota-se diferenças entre as macrorregiões de saúde. No contexto estudado, o acolhimento é perceptível, contudo, recomenda-se a realização de outros estudos que aprofundem a temática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ardigleusa Alves Coelho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Acolhimento pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Atenção Primária à Saúde pt_BR
dc.subject Estratégia Saúde da Família pt_BR
dc.title Acolhimento aos usuários nos serviços de Atenção Primária à Saúde no Estado da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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