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Buscou-se analisar o acesso aos serviços de saúde da Paraíba sob a ótica do usuário. Estudo transversal, que utilizou dados do banco da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade, Brasil, 2013. A amostra foi constituída de 4892 usuários das equipes de atenção primária na Paraíba. Observa-se que 98,3% dos usuários referiu levar até 60 minutos até a unidade; acesso fácil/muito fácil (81,6%). Quanto ao horário de funcionamento 82% referiu que o horário é divulgado. A maioria não gostaria que houvesse horários alternativos (atendimento mais cedo pela manhã 80,6%; à noite 70,6%; sábados 59,2%; horário do almoço 88,4%; domingos 88,5% e; atendimento até às 18 horas 71,9%). No que se refere à marcação de consulta, 82,6% informou realizar a marcação na unidade de saúde; 51,7% vai à unidade marcar a consulta; 40,9% pegar ficha sem ficar na fila; 29,7% disse ficar na fila para pegar ficha. Após a marcação da consulta, pouco mais da metade (54,5%) não realiza o atendimento em qualquer dia da semana em qualquer horário; 83,5% relatou não realizar em qualquer dia, em horários específicos; 87,2% respondeu não ter dias específicos fixos, nem qualquer horário; 66,7% consegue marcar para o mesmo dia, sendo realizado por ordem de chegada (93,6%). Há diferenças entre as macrorregiões de saúde quanto ao acesso aos serviços. A maioria das variáveis alcançaram avaliação positiva, mostrando a organização do sistema de saúde na Paraíba, contribuindo com indicadores que evidencie a efetivação do acesso. |
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