Resumo:
O presente trabalho é um relato de experiência desenvolvido no estágio supervisionado durante o ano de 2016 com supervisão da Professora Marcia Adelino da Silva, na E.E.E.F.M Raul Córdula, no período noturno, no bairro do Presidente Médici, Campina Grande, PB. O trabalho foi realizado com as turmas do 9° ano (A) e (B) noturno do EJA no período de 2016. O estágio teve início no dia 05 de setembro de 2016, constituiu em quatro etapas. No primeiro momento as aulas aconteceram na UEPB com debates e discussões sobre a importância do estágio para a formação docente, como planejar e preparar as aulas. Além de aprendermos como fazer o plano de aula,roteiro de estudo e exercício de fixação de contéudo . No segundo momento tivemos uma aula teste para colocarmos em prática tudo que aprendemos e apresentarmos para a professora orientadora como fase preparatória antes da regência na escola. Num terceiro momento ocorreu o periodo de visitação da escola, e no quarto momento ocorreu a regência das aulas. O estágio em Ciências Biológicas tem o propósito de preparar os licenciados para a prática docente, além de permitir o contato com a realidade escolar. Entender a importância do estágio é indispensável para alcançar os objetivos propostos. Essas observações e vivências ocorridas durante o estágio supervisionado nos faz refletir sobre o “fazer docente”. Esse período vivenciado traz a oportunidade de relacionar a teoria com a prática dentro do contexto escolar. O período do estágio permite aperfeiçoamento para a prática pedagógica possibilitando a criação de novas metodologias e estratégias que façam sentido para os alunos e despertem neles o desejo não só de aprender os conteúdos, mais de compreender o mundo em que vivem.
Descrição:
SILVA, T. dos S. Relato de experiência didática no estágio em ensino de Ciências em um curso de Ciências Biológicas na cidade de Campina Grande – PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.