Resumo:
Este artigo consiste em objetivar as funções e contribuições que estão sendo efetuadas pelos cuidadores escolares para a inclusão social e educacional das crianças com necessidades educativas especiais e, principalmente, crianças com transtorno do espectro autista nas escolas municipais de Campina Grande – PB, assim como se observa as capacitações desses profissionais propostas nesse contexto. Para isso, utilizou-se uma pesquisa com teor qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas e para obtenção dos resultados serviu-se da analise de conteúdo baseada na literatura de Bardin. Percebe-se ainda um estranhamento sobre as possíveis funções desses profissionais em relação a comunidade escolar, considerando-se a recente inserção dessa categoria profissio nal, contudo, há potencial de uma função de grande dimensão e eficácia, pela possibilidade de trabalho em equipe no ambiente multiprofissional. Por fim, busca-se também, contribuir na futura regulamentação dessa profissão.
Descrição:
BARROS, B. dos S. F. As contribuições do cuidador escolar para efetivação do processo de inclusão educacional para educandos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.