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As quadrilhas juninas são consideradas um dos principais produtos no que se diz respeito ao processo turístico, inseridos no mercado junino da Região Nordeste e de outros estados do Brasil. Entre outras tradições culturais, as quadrilhas passaram por uma sequência de transformação, e essas atualmente exercem uma nova função. A partir das modificações derivadas do pós-modernismo mais precisamente. Partindo desse pressuposto, a Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, torna-se objeto de investigação deste trabalho, localizado no Bairro das Malvinas, na Cidade de Campina Grande-PB, na Mesorregião do Agreste Paraibano. O presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre os bastidores da Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, numa perspectiva da atividade cultural de caráter profissionalizante. Transformando e melhorando os ambientes na construção e valorização cidadã, por meio da geração de emprego e renda, através dos benefícios da cultura presente. Para a realização da análise dos resultados e discussão, a metodologia empregada constitui-se por uma abordagem investigativa atrelada ao método fenomenológico de Edmund Husserl, no qual o estudo de um conjunto de fenômenos se manifesta, seja através do tempo ou do espaço geográfico. Esse método fenomenológico retrata a vivência lógica e dos atos pelos quais são constituídos os seus objetos de estudo. Assim, os procedimentos desta pesquisa foram sugeridos pelo levantamento teórico, pesquisa de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas com os representantes e o corpo instrumental da Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha. Diante dos resultados, evidencia-se que a Quadrilha Junina, se apresenta como um meio de geração de renda e de trabalho, não só em determinado época do ano, em que ocorre o maior número de apresentações e eventos, mas no decorrer de todo o ano, tendo em vista que a mesma oferece meios de capacitação profissional a seus integrantes, introduzindo-os como profissionais em vários cargos do terceiro setor da economia. Desta forma, fica claro que tanto os quadrilheiros, como o próprio grupo folclórico, são os principais influenciadores da composição do mercado junino, voltados principalmente, aos meios de produção, possuindo mecanismos capazes de exercer um papel profissional. |
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