Resumo:
A presente artigo tem como objetivo demonstrar como a Base Nacional Comum Curricular aborda o eixo da oralidade no Ensino Médio. Pretende, também, descrever como a oralidade é apresentada no documento e analisar tal eixo a partir do que é proposto, considerando se o trabalho com a oralidade contribui para o desenvolvimento das competências linguísticas e textuais dos alunos. A relevância da investigação reside no fato da oralidade ser, ainda, um eixo pouco focalizado no ensino de língua, e também, porque houve a recente aprovação da nova BNCC. A pesquisa caracteriza-se como documental pelo fato de analisarmos o trabalho com a prática de oralidade no documento. O corpus do artigo é composto por fragmentos publicados na própria BNCC. Para a investigação da pesquisa, utilizamos alguns autores que deram suporte para a realização da pesquisa: (RASIL, 1996; BRASIL, 2017; MARCUSCHI, 1997; MARCUSCHI, 2010; MOREIRA, H. CALEFE, 2008; SCHNEUWLY, 2004; SEVERINO, 2007). Observamos que o documento reconhece que a oralidade não é uma simples conversa do dia a dia, considerando que o contexto de comunicação necessita de adequação. Assim, o documento traz grandes contribuições para o aprimoramento do ensino de oralidade nos mais diversos campos de atuação.
Descrição:
SILVA, M. D. S. Oralidade em foco: análise do eixo na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio. 2019. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].