Resumo:
Este trabalho mostra uma análise de algumas Plataformas de Programação Visual (PPV) para robótica educacional e faz um breve discursão sobre alguns artigos que tem como objetivo a inclusão da robótica educacional na educação infantil e facilitar o ensino de programação, para assim apresentar uma sugestão de interface para uma PPV, reunindo as características encontradas na maioria dos PPV descritos nos artigos pesquisados com as melhores ferramentas presentes nas PPVs analisados. A interface sugerida neste trabalho servirá para programar o Robô Praxedes e terá como usuário crianças de 8 a 14 anos de idade, com o intuito de passar o conhecimento do pensamento computacional para esse público alvo. Esta interface irá auxiliar desenvolvedores a implementar PPVs garantindo uma boa usabilidade do software desenvolvido.
Descrição:
GUIMARÃES, F. D. Projeto de uma interface para uma plataforma de programação visual destinado ao ensino de robótica educacional para crianças de 8 a 14 anos idade. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.