UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência: Reflexões sobre as competências didático-pedagógicas na formação inicial de professores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vieira, Daniel Chaves
dc.date.accessioned 2019-10-10T13:20:32Z
dc.date.available 2019-10-10T13:20:32Z
dc.date.issued 2018-06-27
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20974
dc.description VIEIRA, D. C. Relato de experiência: Reflexões sobre as competências didático-pedagógicas na formação inicial de professores. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Competência é o poder de agir com eficácia dentro de um conjunto de situações, mobilizando e combinando, em tempo real e de modo pertinente os recursos intelectuais e emocionais. Porém, no âmbito escolar ocorre apenas a priorização dos recursos que geram as competências, sem a sua articulação. Neste estágio supervisionado, foram utilizadas diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento das aulas e como forma de melhorar o desempenho da prática docente através da formação e desenvolvimento de competências. Nesta perspectiva, este trabalho descreve no formato de relato de experiência, as atividades e práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, em uma escola de ensino fundamental da cidade de Campina Grande, PB. A pesquisa desenvolvida tem característica qualitativa, de cunho descritivo, referindo-se a objetivos de aprendizagem, propostas de contextualização e problematização para as aulas, o uso da ferramenta script, propostas de atividades práticas, métodos de avaliação e elaboração de questões, e a auto avaliação através da videoscopia. Os resultados consistem na reflexão pessoal e subjetiva sobre a prática, evidenciando a importância do compromisso com a prática pedagógica, sabendo adequá-la, aplicá-la e renová-la para instigar o conhecimento nos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Videoscopia pt_BR
dc.subject Script pt_BR
dc.title Relato de experiência: Reflexões sobre as competências didático-pedagógicas na formação inicial de professores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta