dc.description.abstract |
Competência é o poder de agir com eficácia dentro de um conjunto de situações, mobilizando e combinando, em tempo real e de modo pertinente os recursos intelectuais e emocionais. Porém, no âmbito escolar ocorre apenas a priorização dos recursos que geram as competências, sem a sua articulação. Neste estágio supervisionado, foram utilizadas diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento das aulas e como forma de melhorar o desempenho da prática docente através da formação e desenvolvimento de competências. Nesta perspectiva, este trabalho descreve no formato de relato de experiência, as atividades e práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas IV, em uma escola de ensino fundamental da cidade de Campina Grande, PB. A pesquisa desenvolvida tem característica qualitativa, de cunho descritivo, referindo-se a objetivos de aprendizagem, propostas de contextualização e problematização para as aulas, o uso da ferramenta script, propostas de atividades práticas, métodos de avaliação e elaboração de questões, e a auto avaliação através da videoscopia. Os resultados consistem na reflexão pessoal e subjetiva sobre a prática, evidenciando a importância do compromisso com a prática pedagógica, sabendo adequá-la, aplicá-la e renová-la para instigar o conhecimento nos estudantes. |
pt_BR |