UEPB - Repositório Digital

Percepção do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência: Relato de caso em uma escola do Ensino Fundamental em Boa Vista - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Cryslânia da Costa
dc.date.accessioned 2019-10-10T13:20:50Z
dc.date.available 2019-10-10T13:20:50Z
dc.date.issued 2018-08-07
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20975
dc.description FARIAS, C. da C. Percepção do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência: Relato de caso em uma escola do Ensino Fundamental em Boa Vista - PB. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A escola é a primeira oportunidade que a criança tem para aprender a conviver com outras crianças fora do ambiente familiar. A educação inclusiva, busca a integração dos estudantes com deficiência, através da organização e planejamento no ambiente educacional, guiando e orientando as atividades dos alunos durante o processo de aprendizagem na aquisição dos saberes. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Francisca Leite Vitorino, localizada no Centro do município de Boa Vista– PB, durante o mês de julho de 2017. No estudo foram entrevistados cinco professores do quadro docente da unidade escolar, que lecionam no ensino fundamental I e II e que já tiveram experiências com inclusão de alunos com necessidades especiais. Com o propósito de analisar a percepção dos professores sobre sua formação didático pedagógica a ser aplicada em alunos que apresentam alguma necessidade especial. Para o levantamento dos conhecimentos dos profissionais, utilizou-se um questionário com perguntas dissertativas, em que os mesmos poderiam justificar suas respostas. Os resultados obtidos mostraram que os professores em sua formação obtiveram algum conhecimento sobre educação inclusiva ainda que mínimo, e relatam não ser suficiente para suprir as necessidades que sentem com os alunos especiais na prática, e que os mesmos participam de formação continuada, com intuito de melhor se especializarem, para que desenvolvam cada vez mais um melhor trabalho. No contexto da educação para a inclusão muitos aspectos se destacam como relevantes, entre eles a formação permanente e continuada do educador, a logística da unidade de ensino e a valorização do docente para que se efetive uma educação verdadeiramente inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Érica Caldas Silva de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Percepção do professor sobre a inclusão do estudante com deficiência: Relato de caso em uma escola do Ensino Fundamental em Boa Vista - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta