dc.contributor.author |
Pereira, Terezinha Nair Alves |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-10T13:26:29Z |
|
dc.date.available |
2019-10-10T13:26:29Z |
|
dc.date.issued |
2018-08-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.357 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20976 |
|
dc.description |
PEREIRA, T. N. A. Aula experimental sobre o solo: Técnica facilitadora do ensino aprendizagem em Ciências. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O solo é um recurso natural fundamental para o ecossistema. É substrato para a vegetação e para a produção de alimentos, bem como sedia a ciclagem de nutrientes para animais e plantas e serve de abrigo para uma grande biodiversidade. Diante de tamanha importância é imprescindível expandir o conhecimento pedológico de maneira interdisciplinar, prática e objetiva, em que o discente deve ser induzido a construir o seu conceito e a participar de forma ativa do processo ensino aprendizagem. A utilização das aulas práticas possibilita que o ensino se torne mais real para o aluno. Portanto, a pesquisa objetivou demonstrar como a utilização de uma aula prática pode auxiliar na construção do conhecimento de discentes do Ensino Fundamental. As aulas aconteceram com alunos do sexto ano, do Programa de Apoio a Formação e ao Ensino (PROAFE), no Município de Campina Grande, PB, e foram divididas em etapas (aplicação de questionários, aula expositiva e prática). A investigação prévia dos alunos e a verificação da construção do conhecimento foram feitas através de um questionário com perguntas abertas que foi aplicado no início e ao final da aula. A análise e comparação dos questionários demonstraram que houve uma significação na construção do conhecimento. Na primeira aplicação do questionário, 12,73% dos alunos não sabiam “Por que é importante estudar o solo?” e 80% não sabiam “Como ocorre a formação do solo?”. Após as intervenções, pode-se constatar, na reaplicação do questionário, que as respostas apresentaram significados mais concretos, interligados a outras disciplinas e ao cotidiano dos alunos. Isso demonstrou que as práticas desenvolvidas com os estudantes corroboraram com a validade da experimentação científica nas aulas de Ciências. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Carla de Lima Bicho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Vivência experimental |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso natural |
pt_BR |
dc.title |
Aula experimental sobre o solo: Técnica facilitadora do ensino aprendizagem em Ciências |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |