UEPB - Repositório Digital

Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Vagner Teixeira do
dc.date.accessioned 2019-10-10T14:00:19Z
dc.date.available 2019-10-10T14:00:19Z
dc.date.issued 2019-08-17
dc.identifier.other CDD 378
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21002
dc.description NASCIMENTO, V. T. do. Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma análise dos projetos pedagógicos vigentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de três instituições públicas localizadas no estado da Paraíba. A metodologia utilizada se pautou no estudo comparativo, um elemento da pesquisa documental, pautada na abordagem qualitativa de produção de conhecimento. Assim, para a coleta de dados foram analisados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) disponibilizados pelos cursos de forma digital. Assim, estabelecemos duas categorias a priori, a fim de orientar a análise: a “Estrutura Curriculares das IES” e se atendem às “Diretrizes Curriculares Nacionais”. A análise dos PPCs de Licenciatura em Ciências Biológicas dessas instituições revelou que, entre as instituições analisadas a UEPB já tem seu PPC adequado às exigências das DCNs; a UFCG ainda precisa se adequar em relação a oferta de componente que discuta os aspectos de Inclusão Social e Direitos Humanos e a carga horária de integralização do curso (atualmente são 2.910h enquanto que a Resolução CNE/CP Nº02/2015 exige, no mínimo, 3.200h); e a UFPB precisa adequar-se em relação a quantidade mínima de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes (20h a menos do que é exigido pelas DCNS), e a oferta do componente curricular obrigatório de Língua Brasileira de Sinais. Assim, entre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado da Paraíba, observa-se que, até este momento (agosto de 2019) apenas o curso da UEPB atende ao que se espera da formação do profissional docente disposta nas DCNs. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Roberta Smania Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Projeto Pedagógico do Curso pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Diretrizes Curriculares Nacionais pt_BR
dc.title Breve análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das universidades públicas da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta