Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o tema A importância do lúdico no processo
cognitivo através do lúdico e quais as consequências da desse método para as crianças dos
anos inicias do Ensino Fundamental I. Os objetivos específicos foram: compreender o papel
da educação física na escola; compreender o que é desenvolvimento cognitivo; entender as
relações entre as disposições cognitivas e motoras das crianças e o brincar. Existem várias
teorias que explica o desenvolvimento das capacidades cognitivas das crianças. Na teoria de
Piaget, as crianças constroem níveis mais organizado do pensamento com decorrer da
maturação e com suas riquezas das experiências oferecidas pelo ambiente, ajustando os
estágios de desenvolvimento cognitivo. Vários estudos levam para um avanço de desempenho
cognitivo através de atividades como jogos e atividades lúdicas. Além disso, a metodologia
aplicada pelo professor influencia na compreensão dos alunos sobre os jogos. A aula de
educação física é um espaço excepcional para o desenvolvimento intelectual, por ser uma área
que tem um leque de possibilidade de trabalhar em sua plenitude.
Descrição:
FABLICIO, Elisangela Cavalcante. A importância do lúdico no processo cognitivo. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.