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Este trabalho tem como objetivo analisar algumas letras de músicas interpretadas por Luiz
Gonzaga as quais expressam a sua topofilia, ou seja, o elo que ele estabelece com o seu
lugar. Ao longo desta pesquisa, atentamos para a trajetória desse músico, cantor e compositor
que, com a sua criatividade, talento e o sucesso de suas músicas, mudou a vida de muitos
nordestinos, devido ao seu olhar geográfico que descrevia em suas letras, a história do seu
lugar, a seca que castigava significativa parte do Nordeste e a realidade do sertanejo.
Todavia, segundo o próprio Luiz Gonzaga salientava, a sua parceria com outros
compositores, foi fundamental para o desenvolvimento das suas canções. Constatamos
também a importância dessas letras como atividades complementares para o ensino de
Geografia, que apesar de serem letras antigas que mostravam a realidade dos anos 1950,
ainda são condizentes, com a realidade de hoje, tendo em vista que tem um caráter, social,
cultural, físico, econômico, histórico e ambiental, tratando de assuntos atuais do nosso
cotidiano. Nosso trabalho não se resume a uma abordagem teórica sobre Luiz Gonzaga e o
sentimento topofílico, mas também propomos uma abordagem didático/pedagógica através
de suas músicas, como forma de tornar o ensino mais atrativo, por entendermos que as
referidas composições aproximam-se de uma realidade regional que trata de assuntos
climáticos, socioeconômicos e culturais vivenciados pelos alunos em seu dia a dia. Com isso,
para chegarmos a essa conclusão, fez-se uma pesquisa na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande/PB onde 79% dos alunos
concordaram através de um questionário, a utilização de uma metodologia diferenciada,
motivo pelo qual foram sugeridas algumas letras interpretadas por Luiz Gonzaga para serem
exploradas em sala pelos alunos, como forma de pesquisas, questionários e interpretações
textuais. |
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