Resumo:
Grande parte das pesquisas realizadas no ramo da pavimentação procuram criar novos
materiais que gerem menores danos ao ambiente e pouco gasto energético. Cresce o uso de
aditivos sintéticos e/ou naturais a serem adicionados aos ligantes, com o objetivo de melhorar
principalmente a resistência mecânica do asfalto. As misturas mornas asfálticas, apresentam
características positivas economicamente, e ambientalmente, pois seu modo de aplicação
necessita temperaturas de usinagem e compactação inferiores às encontradas nas misturas
convencionais a quente. O referente trabalho tem como finalidade avaliar os efeitos causados
nas misturas asfálticas mornas com adição de 5% de cera de abelha, quando usinados e
compactados em menores temperaturas, com objetivo de verificar as alterações ocorridas nos
seus parâmetros volumétricos e nas propriedades mecânicas, comparando com o desempenho
do Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) em temperaturas convencionais. A
metodologia usada se divide em três etapas, a primeira foi estabelecer a melhor porcentagem
de cera de abelha a ser adicionada no Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP), etapa esta
desenvolvida em um projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
Científica (PIBIC), onde foram verificadas no ligante as propriedades de Viscosidade
Brookfield (D 4402/02), Ponto de amolecimento (NBR 6560/16) e Penetração (NBR
6576/07). A segunda fase foi determinada pela moldagem dos corpos de prova com o uso do
CAP 50/70 em diferentes teores, com intuito de determinar o teor ótimo de asfalto. A terceira
etapa foi estabelecida pela confecção dos corpos de prova com o CAP aditivado, utilizando as
temperaturas de usinagem e compactação de 130°C e 140°C, para em seguida ser verificado
os Parâmetros volumétricos, Estabilidade Marshall e Resistência a Tração por Compressão
Diametral (RT). Para a Estabilidade Marshall foram encontrados os valores dos corpos de
prova usinados e compactados a 130°C de 9958,2 N, e a 140°C de 12901,7 N. Para a fluência,
todos os corpos de prova com e sem adição da cera de abelha apresentaram valores acima do
limite prescrito por norma, sendo na temperatura de 130°C encontrado o valor de fluência de
6,57 mm, e para a de 140°C obteve 5,13 mm. Com relação aos parâmetros volumétricos,
todos estiveram dentro dos limites estabelecidos. Os valores da RT, foram de 0,504 MPa na
temperatura de 130°C e 0,653 MPa para a de 140°C. Conforme os dados expostos, o CAUQ
com adição de 5% de cera, usinado e compactado a 140°C apresentou os melhores resultados
para a Estabilidade Marshall, RT e Parâmetros volumétricos. Entretanto, devido aos valores
de fluência, é recomendável que a pesquisa seja incrementada com a realização de mais
ensaios que medem os parâmetros mecânicos dos pavimentos, tais como: módulo de
resiliência, avaliação quanto à fadiga e suscetibilidade a água; para que se comprovem os
efeitos benéficos deste aditivo ao CAP, e que este passa a ser uma forma alternativa de
mistura morna destinada à aplicação em vias de tráfego de veículos.
Descrição:
FERNANDES, Viviane de Oliveira. Análise de misturas asfálticas mornas utilizando como aditivo a cera de abelha. 2019. 58 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.