Resumo:
Apresentamos o relato de uma experiência pedagógica vivenciada durante algumas intervenções
realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira, na
cidade de Nova Floresta - PB, com um grupo de alunos Ensino Médio. Foram trabalhados três
temas relativos a conteúdos de Física, a partir de uma abordagem experimental investigativa e
problematizadora. As atividades foram realizadas em três etapas, onde em cada uma delas
foram desenvolvidas oficinas inspiradas na construção de aparatos experimentais. Na primeira,
foi realizada uma oficina, na qual os alunos puderam construir de um captador de raios solares,
manuseá-lo, fazer observações e discuti-las. Na segunda etapa foi realizada a oficina na qual os
alunos construíram um aquecedor solar, partindo das observações e discussões da primeira
etapa, foi realizada a atividade experimental que resultou no aquecimento da água e foram
discutidas as possibilidades de levar essa proposta para situações reais. Na terceira etapa, foi
realizada a oficina que teve como proposta a construção de um foguete de garrafa PET. Dessa
vez, os alunos discutiram alguns aspectos relativos ao movimento do foguete e realizaram uma
análise vetorial desse movimento. Ao longo do desenvolvimento das atividades experimentais
foram surgiram as concepções dos alunos sobre os conceitos as quais serviram como ponto
inicial das discussões. A realização das atividades experimentais, com abordagem investigativa
permitiu a interação de outros conteúdos das afins, como os da química e da biologia de forma
interdisciplinar e a análise das respostas dos alunos indicam que as atividades foram
importantes para a aprendizagem dos conceitos envolvidos. A postura dialógica do professor,
bem como, a participação ativa dos alunos ao longo do processo foram elementos fundamentais
para que os alunos conseguissem exporem suas ideias, terem autonomia e darem sugestões na
construção dos aparatos experimentais, dessa forma, tiveram a oportunidade de colocar em
prática a construção do conhecimento através das atividades experimentais
Descrição:
COSTA, Paulo Sérgio da Cruz. Atividades experimentais investigativas no ensino da física: um relato de experiência. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.