UEPB - Repositório Digital

Diagnóstico das causas do bullying em uma escola pública municipal de Itaporanga-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Francisca Rufino Baião da
dc.date.accessioned 2019-11-13T11:20:14Z
dc.date.available 2019-11-13T11:20:14Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 371.58
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21101
dc.description SILVA, Francisca Rufino Baião da. Diagnóstico das causas do bullying em uma escola pública municipal de Itaporanga-PB. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Bullying entendido como um ato violento que ocorre nos mais diversos ambientes e afeta o indivíduo em idades distintas, podendo causar danos físicos, morais, materiais e intelectuais. Difere das brincadeiras porque nelas todos se divertem e participam sem distinção enquanto o Bullying ocorre do mais forte (agressor) para o mais fraco (vítima). E, quando presente no âmbito escolar pode acarretar sérios problemas sociais. Mediante pressupostos, objetivamos nessa pesquisa analisar as práticas presentes no contexto escolar que se referem ao Bullying a partir dos valores universais para os individuais, partindo da seguinte indagação: Que práticas ocorridas no ambiente escolar estão relacionadas com o fenômeno Bullying e como lhe dar com ele? Ainda procuramos analisar a atuação do professor frente a esse fenômeno, verificando se questões relacionadas à exclusão social contribui para a ocorrência do Bullying e se os valores e direitos humanos são práticas frequentes no cotidiano escolar da E. E. E. I. F. Padre Diniz do município de Itaporanga – PB. Enveredamos nossos estudos por meios metodológicos embasados em uma pesquisa de campo, utilizando-se da abordagem qualitativa e da observação participante, na qual pudemos registrar as informações e dados por meio das observações e de questionário destinado a 4 professores do Ensino Fundamental II e a 6 alunos do 6º ano que se dispuseram colaborar respondendo perguntas referentes a sua descrição, questões relacionadas aos educandos, a prática do fenômeno Bullying e a atuação do professor com o intuito de compreender, interpretar, descrever e classificar. O resultado da pesquisa nos leva a perceber que as escolas precisam investir em uma educação pautada em ética, valores e direitos humanos, especialmente nos anos iniciais, o quanto os fatores sociais e, especialmente a família contribuem para prática de atos não condizente com os direitos humanos, como é caso do Bullying. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alex da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Direitos humanos pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.title Diagnóstico das causas do bullying em uma escola pública municipal de Itaporanga-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta