dc.description.abstract |
Bullying entendido como um ato violento que ocorre nos mais diversos ambientes e afeta o
indivíduo em idades distintas, podendo causar danos físicos, morais, materiais e intelectuais.
Difere das brincadeiras porque nelas todos se divertem e participam sem distinção enquanto o
Bullying ocorre do mais forte (agressor) para o mais fraco (vítima). E, quando presente no
âmbito escolar pode acarretar sérios problemas sociais. Mediante pressupostos, objetivamos
nessa pesquisa analisar as práticas presentes no contexto escolar que se referem ao Bullying a
partir dos valores universais para os individuais, partindo da seguinte indagação: Que práticas
ocorridas no ambiente escolar estão relacionadas com o fenômeno Bullying e como lhe dar
com ele? Ainda procuramos analisar a atuação do professor frente a esse fenômeno,
verificando se questões relacionadas à exclusão social contribui para a ocorrência do Bullying
e se os valores e direitos humanos são práticas frequentes no cotidiano escolar da E. E. E. I. F.
Padre Diniz do município de Itaporanga – PB. Enveredamos nossos estudos por meios
metodológicos embasados em uma pesquisa de campo, utilizando-se da abordagem qualitativa
e da observação participante, na qual pudemos registrar as informações e dados por meio das
observações e de questionário destinado a 4 professores do Ensino Fundamental II e a 6
alunos do 6º ano que se dispuseram colaborar respondendo perguntas referentes a sua
descrição, questões relacionadas aos educandos, a prática do fenômeno Bullying e a atuação
do professor com o intuito de compreender, interpretar, descrever e classificar. O resultado da
pesquisa nos leva a perceber que as escolas precisam investir em uma educação pautada em
ética, valores e direitos humanos, especialmente nos anos iniciais, o quanto os fatores sociais
e, especialmente a família contribuem para prática de atos não condizente com os direitos
humanos, como é caso do Bullying. |
pt_BR |