Resumo:
Um dos principais desafios enfrentados pelos professores hoje é conseguir realizar a interação
do conteúdo didático com os seus alunos. Embora as escolas, hoje, disponham de vários
recursos tecnológicos, esses não tem conseguido ser uma ferramenta efetiva no processo de
ensino e aprendizagem. Nesse ínterim a nossa pesquisa surge numa tentativa de chamar
atenção para o que se ensina e não apenas como se ensina, levantamos a bandeira do uso da
literatura popular no ensino de história, como uma ferramenta didático pedagógica que
dinamiza o ensino, motiva os jovens, possibilita uma interação dos alunos com os conteúdos
didáticos e abre possibilidades para entendermos a História a partir do pensar e sentir popular.
Entendendo o cordel como uma literatura que nasce do povo, ela vem carregada de
sentimentos, angustias problemas e realidades que nossos alunos vivenciam e este fato reforça
ainda mais o uso desse tipo de literatura no ensino da História, sobretudo dentro de uma
perspectiva de história social. Assim nosso objetivo principal é proporcionar aos nossos
alunos uma nova possibilidade de leitura dos fatos históricos, uma leitura na qual se
reconheçam, que os façam pensar e questionar a sociedade e os discursos produzidos, dessa
forma acreditamos que estaremos dinamizando o ensino da História.
Descrição:
MEDEIROS, Teresa Lisieuz Dantas de. O uso da literatura de cordel no ensino da história. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.