Resumo:
O objetivo primordial dos serviços de saúde deve estar centrado na obtenção de informações a respeito da satisfação do usuário. A avaliação detalhada em relação ao conhecimento das expectativas desses indivíduos, e com a realidade que ele encontra em tal setor, são essenciais para detecção de eventuais falhas, permitindo dessa maneira a busca de soluções visando à melhoria do sistema vigente. A pesquisa buscou avaliar o acesso efetivo (acesso e satisfação) do usuário com os serviços odontológicos privados em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande-PB. Tratou-se de um estudo quantitativo e analítico, transversal, de base populacional. Foram entrevistados os usuários com idade acima de 06 anos, cadastrados na Estratégia Saúde da Família, que no ano de 2014, haviam afirmado terem tido acesso aos serviços odontológicos privados entre os anos de 2012 e 2014, a partir de então, responderam ao Questionário de Avaliação da Satisfação dos usuários com os Serviços de Saúde Bucal – QASSaB. Houve resolutividade em relação aos problemas que levaram os usuários a procurarem o serviço (53,2%); a relação dos profissionais em geral (95,8%), e do cirurgião-dentista (95,7%) com os usuários mostra-se positiva; quanto à equidade, um número significativo de pessoas respondeu que não tinha acesso a um tratamento igualitário (44,7%). Conclui-se que quanto ao acesso efetivo do serviço privado houve resolutividade na maioria dos casos; quanto à equidade observa-se um numero significativo de usuários que afirmaram não ter acesso a um tratamento igualitário e houve diferença estatisticamente significativa entre o serviço particular e público, favorecendo aos usuários do serviço odontológico privado (p<0,05).
Descrição:
BEZERRA, L. N. S. D. Avaliação do acesso efetivo aos serviços odontológicos privados em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande- PB. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.