Resumo:
O presente tema foi escolhido como fruto de minha experiência como docente de
Língua e Inglesa e Portuguesa, ao perceber como o uso da tecnologia em sala de aula se
faz presente nos dias de hoje. A partir disso, propomos este trabalho que tem como
objetivo analisar se há, de fato, o uso das Novas Tecnologias de Informação e
Comunicação (NTICs) no ensino de Línguas nas escolas públicas da cidade de
Casserengue - PB. Através da análise de questionários propostos a alunos e professores
de duas escolas da referida cidade, foi possível identificar a relação do professor e do
aluno com essas tecnologias, verificando o método utilizado e os recursos ditos
tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, traz-se ao cerne da
questão como a relação professor - tecnologia - aluno pode ocorrer de maneira
significativa no ensino aprendizagem, entendendo que esse processo é gradual e não
gira em torno apenas das ferramentas, mas sim dos atores desse processo que se fazem
presentes no papel de professor e aluno.
Descrição:
LIMA, Juscelino Clementino de Lima. Toda banda larga será inútil se a mente for estreita: um reflexo sobre o uso das tecnologias digitais nas aulas de línguas em Casserengue-PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.