Resumo:
A tecnologia é um recurso em nossa vida cotidiana, pois é tão antiga quanto à
humanidade, já que a mesma vem sendo produzida e aperfeiçoada ao longo dos
tempos. Entretanto, é constantemente questionado o seu uso, bem como aspectos
positivos e negativos do seu uso, na educação esse cenário não é diferente. O uso
da tecnologia em sala de aula sempre foi motivo de grande desconfiança e até
rejeição por parte dos educadores e família. Todavia, o uso da tecnologia no
contexto atual, é iminente, já que vem provocando diversas mudanças nas relações
humanas em todas as suas dimensões: econômica, social e educacional. Desta
forma, cabe ao educador se apropriar dessa ferramenta e utilizá-la a seu favor. O
objetivo da pesquisa apresentada na monografia foi de avaliar propostas
metodológicas no processo ensino/aprendizagem na disciplina de química no Ensino
Médio através do uso de novos recursos tecnológicos na práxis educativa em sala
de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com aplicação de 30
questionários para alunos do 1° ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Monsenhor
Constantino Vieira, da cidade de Cajazeiras – PB. Em outro momento foi aplicado
em oito alunos divididos em dois grupos, com a utilização do tablet e da robótica
educacional no conteúdo da disciplina Química. A análise dos dados da pesquisa
constatou que o uso dos novos recursos tecnológicos influencia consideravelmente
no processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita uma maior interação das
informações, pode trazer novos meios mais atrativos que auxiliarão no processo de
ensino. Contudo, o professor deve ter a consciência que exerce um papel central nó
elo entre alunos e as novas tecnologias, portanto é a forma de como é utilizada que
determina se a tecnologia servirá ou contribuirá de forma satisfatória durante o
processo educacional.
Descrição:
SILVA, Francisco José Sousa da. As novas tecnologias em benefício do processo ensino-aprendizagem de química no ensino médio. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.