dc.description.abstract |
A vontade de melhorar as aulas de História estimulou a construção dessa
pesquisa tendo recorte de investigação a EEEFM Major veneziano Vital do
Rêgo, localizada no bairro Acácio Figueiredo, popularmente conhecido como
bairro da Catingueira na porção Sudoeste de Campina Grande-PB. O trabalho
com filmes históricos, por assim dizer, possibilita uma maior aproximação com
o conteúdo programático referente ao componente curricular, pois, por se tratar
de uma produção que se baseia em fatos históricos e assim a leitura torna-se
mais fluente. Metodologicamente este estudo enquadra-se como uma
pesquisa-ação, apresentando uma abordagem qualitativa e quantitativa,
construída mediante aplicação de questionários e entrevistas, segundo assim,
uma corrente fenomenológica, ou seja, partindo da percepção dos alunos sobre
o objeto de estudo. Porém filmes históricos se não forem bem planejados,
junto com uma metodologia dialogada pode apresentar uma função documental
limitada, por trazerem um passado remoto. É necessário se ter clareza dos
objetivos da utilização do filme. Dessa, maneira foi evitado a exposição do filme
por ele mesmo. Após traçados os objetivos e selecionados os filmes
relacionados aos temas abordados, o historiador obrigatoriamente deverá fazer
as críticas externa e interna ao filme, como é exigido dentro de uma abordagem
científica ao documento. Na busca pelo aprimoramento das práticas
pedagógicas, através desse projeto foi possível vislumbrar possibilidades de
um melhor desempenho nas ações de ensinar e aprender. É notória a sede de
aprender, que muitas vezes esbarra no desestímulo promovido por um sistema
corrompido. Nesse sentido, as novas práticas que buscamos, revelam-se como
caminhos que são possíveis de serem trilhados, novos horizontes que podem
ser revelados, como por exemplo, o uso de filmes no ensino de História e suas
linguagem para a construção critica do aluno. |
pt_BR |