UEPB - Repositório Digital

Caindo na toca do coelho: O prazer da leitura nas páginas de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Jozenilda Joaquim da
dc.date.accessioned 2019-11-18T14:40:37Z
dc.date.available 2019-11-18T14:40:37Z
dc.date.issued 2015-02-28
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21146
dc.description SILVA, Jozenilda Joaquim da. Caindo na toca do coelho: O prazer da leitura nas páginas de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll. 2015. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A preocupação na formação do sujeito a partir da literatura data desde a antiguidade grega, que colocava como leitura os poemas antigos, principalmente, os de Homero e Hesíodo, cuja tradição heróica encerrava um elevado conteúdo moral como, por exemplo, nas obras: Ilíada e Odisséia. Ambas, apresentam a essência do conhecimento humano daquela época. Uma mostra a concepção de mundo e do homem, ou seja, as crenças e a outra cataloga o mundo natural. No Brasil, a literatura destinada ao público infantil está relacionada à iniciativa de Carl Jansen e Figueiredo Pimentel e tempos depois à de Monteiro Lobato, que com suas obras, colocou a disposição das crianças os conhecimentos produzidos pela humanidade de forma criativa. Um exemplo disto é o Sitio do Pica Pau Amarelo, que através da personagem, Dona Benta, remonta a contadora de história, muito comum em nossa cultura e vigente no momento de produção da literatura infantil. Nosso objetivo principal é Compreender a influência da literatura infanto-juvenil no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental tendo como base o Conto Alice no País das Maravilhas do escritor inglês Lewis Carroll. Para sustentar nossas reflexões, consideramos os pressupostos teóricos de especialistas como Zylberman (2005), Resende (1997), Paulo Freire (1990 e 2006), Braz e Silva (2012), dentre outros. A análise nos mostra que os professores não dispõem de um letramento profissional que possa legitimar suas falas e referenciar sua ação didática, ou seja, que mostre um discurso coerente com os objetivos. Este é um aspecto prejudicial à educação, uma vez que um ensino de qualidade perpassa pelo estudo sistemático dos professores e coesão teórica entre os docentes em exercício na unidade escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rafael Francisco Braz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alice no País das maravilhas pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Caindo na toca do coelho: O prazer da leitura nas páginas de Alice no País das maravilhas de Lewis Carroll pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta