UEPB - Repositório Digital

A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Aldair de Farias
dc.date.accessioned 2019-11-19T10:57:26Z
dc.date.available 2019-11-19T10:57:26Z
dc.date.issued 2018-10-28
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21148
dc.description ARAÚJO, A. de F. A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB. 2018. 19p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB pt_BR
dc.description.sponsorship O Estágio Supervisionado contempla a fase de aplicação prática de estudos teóricos e metodológicos internalizados pelo discente em formação durante a graduação até o referido momento. Nesse sentido, esse artigo busca expor a experiência de observação de um estagiário e suas decorrentes reflexões, atendendo à dualidade teoria-prática diante dos percalços e desafios no ambiente de observação. Tomando por referência autores como Pimenta & Lima (2004), Kimura (2010) e Callai (2010), determinou-se um aparato teórico que atende a todas as instâncias analisadas neste trabalho, desde a importância do Estágio Supervisionado ao futuro professor de Geografia em formação, até o papel da Geografia escolar no desenvolvimento deste processo para o estagiário. A pesquisa realizou-se durante as observações de quatro aulas de Geografia em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da cidade de Aroeiras - PB, através de registros em um roteiro de observação elaborado por um dos professores regentes da disciplina de Estágio com tópicos detalhados norteadores e os critérios de observação. Como esperado, no que se refere ao enredo das aulas, notou-se a predominância de aulas centralizadas na fala do professor em decorrência de uma turma de constante inércia diante leituras prévias solicitadas pela docente, e que, portanto, chegavam a aula sem saber como proceder diante de perguntas indutivas; além da confirmação do processo reflexivo e preparatório que o Estágio Supervisionado I consiste para um professor em formação, tendo em vista que os eventos observados o fazem buscar soluções práticas plausíveis atreladas à teoria. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Observação docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.title A geografia escolar a partir do olhar de um estagiário: relato de experiência em Aroeiras-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta