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O Estágio Supervisionado contempla a fase de aplicação prática de estudos teóricos e
metodológicos internalizados pelo discente em formação durante a graduação até o referido
momento. Nesse sentido, esse artigo busca expor a experiência de observação de um
estagiário e suas decorrentes reflexões, atendendo à dualidade teoria-prática diante dos
percalços e desafios no ambiente de observação. Tomando por referência autores como
Pimenta & Lima (2004), Kimura (2010) e Callai (2010), determinou-se um aparato teórico
que atende a todas as instâncias analisadas neste trabalho, desde a importância do Estágio
Supervisionado ao futuro professor de Geografia em formação, até o papel da Geografia
escolar no desenvolvimento deste processo para o estagiário. A pesquisa realizou-se durante
as observações de quatro aulas de Geografia em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental
II, em uma escola pública da cidade de Aroeiras - PB, através de registros em um roteiro de
observação elaborado por um dos professores regentes da disciplina de Estágio com tópicos
detalhados norteadores e os critérios de observação. Como esperado, no que se refere ao
enredo das aulas, notou-se a predominância de aulas centralizadas na fala do professor em
decorrência de uma turma de constante inércia diante leituras prévias solicitadas pela docente,
e que, portanto, chegavam a aula sem saber como proceder diante de perguntas indutivas;
além da confirmação do processo reflexivo e preparatório que o Estágio Supervisionado I
consiste para um professor em formação, tendo em vista que os eventos observados o fazem
buscar soluções práticas plausíveis atreladas à teoria. |
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