Resumo:
Introdução A promoção de saúde constitui uma importante estratégia para melhoria
dos hábitos saudáveis à vida e melhoria nos índices epidemiológicos de doenças
transmissíveis e não transmissíveis. Assim a educação em saúde entre os escolares
torna-se fundamental uma vez que a instituição escolar diante do seu papel social
pode contribuir relevantemente para as ações de prevenção, promoção de saúde.
Esta concepção se ratifica com as discussões e implementação de programas como o
Programa Saúde na escola e Programa Mais Educação. Objetivos Avaliar o
conhecimento e as ações sobre Promoção de Saúde entre os coordenadores do
Programa Mais Educação como o intuito de aperfeiçoar as atividades de educação
em saúde no município de Queimadas-PB;iIdentificar os temas e/ou atividades, do
Programa Saúde na Escola, mais trabalhados pelo Programa Mais Educação nas
instituições escolares que o possui; avaliar o perfil e o engajamento dos
coordenadores do Programa Mais Educação com os temas e as ações propostas pelo
Programa Saúde na Escola; identificar a maior fragilidade do Programa Saúde na
Escola na concepção dos coordenadores Mais Educação .Metodologia Trata-se de
um estudo transversal, quali-quantitavivo, onde foram aplicados 18 questionários com
treze questões, entre os coordenadores do Programa Mais Educação, analisados e
discutidos. Os dados quantitativos foram analisados pelos software Excel 2013 e as
questões discursivas seguiram a metodologia proposta por Bardin, com resultados
apresentados em gráficos e tabelas, discurso direto e discutido com a literatura
pertinente. Resultados Todos os coordenadores entrevistados possuem ou curso
nível superior, 100% deles já ouviram falar sobre o termo promoção de saúde, onde
72% referem-se ao planejamento promovido pelo Mais Educação e Saúde na Escola
como sendo a principal via de informação; 61% nunca realizaram atividades com as
UBSF, a maioria avalia seu desempenho como “de acordo com a expectativa”, visto
que as atividades propostas sempre são realizadas; os temas mais trabalhados são
dois e cinco; 55% consideram as ações do PSE como boas, embora acreditam que é
necessário aprimorar as ações práticas Conclusão Os temas de saúde mais
trabalhados no Programa Mais Educação são: promoção da cultura de paz e direitos
humanos, promoção das práticas corporais, atividades físicas e lazer nas escolas;
promoção da segurança alimentar e promoção de alimentação saudável; os
coordenadores avaliam seu desempenho como “de acordo com a expectativa”
coerentemente visto nas atividades que desenvolveram durante a semana saúde na
escola; ara um maior aprimoramento das ações do PSE é necessário, segundo os
coordenadores, mais palestras sobre saúde, mais debates e mini-cursos e adequação
das atividades do PSE com o Programa Mais Educação.
Descrição:
SILVA, José Williames dos Santos. Educação integral: um caminho para a promoção de saúde. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.