dc.description.abstract |
Atualmente nenhuma escola trabalha de maneira ditatorial, onde todas as decisões eram
tomadas apenas pela gestão da escola. Com a inovação das novas políticas públicas da
educação, o estudo sobre a temática dos Conselhos Escolares (CE) encontra subsídio na
legislação pertinente ao assunto. A promulgação da Constituição de 1988 e da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, causaram um grande avanço na educação,
estabelecendo uma gestão democrática como estímulo ao exercício da cidadania. O presente
estudo surgiu na experiência vivenciada como Gestora, Membro do Conselho e Professora da
Escola Estadual de Ensino Fundamental “Xavier Júnior” da rede pública no Município de
Bananeiras – Paraíba, onde senti a dificuldade de formação do CE, partindo dos membros da
escola, como representantes. Dessa forma tive como objetivo pesquisar sobre a importância
do Conselho Escolar e sua atuação no planejamento e na aplicação dos recursos financeiros
destinados à Escola. A pesquisa foi exploratória e descritiva de caráter investigativo, com
abordagem qualitativa. A minha amostra constou de 08 conselheiros com idade igual ou
superior a 42 anos que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental “Xavier
Júnior” em Bananeiras – PB. Foi utilizado o método investigativo através de um questionário
elaborado por mim para a realização da pesquisa, contendo, no mesmo, questionamentos
sobre a Identificação Pessoal, Idade, Gênero, Grau de Escolaridade, Função dentro do
Conselho, Tempo de realização e as questões relativas ao conhecimento sobre o conselho
escolar. Existe a necessidade de a escola fornecer diversas informações de forma a
proporcionar a análise das relações e contradições sociais por meio de subsídios conceituais e
práticos. E isso só será possível a partir do momento em que o acesso ao conhecimento
produzido historicamente levar à superação do senso comum e à compreensão dos processos
nos quais está inserida. Essa postura auxiliará a escola a redimensionar ações e a alcançar
novos rumos pela qualidade na educação principalmente para as classes mais populares. |
pt_BR |