UEPB - Repositório Digital

Educação inclusiva: a sociedade frente à diversidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinto, Geralda Figueiredo
dc.date.accessioned 2019-11-20T12:42:28Z
dc.date.available 2019-11-20T12:42:28Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21158
dc.description PINTO, Geralda Figueiredo. Educação inclusiva: a sociedade frente à diversidade. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nos tempos atuais a sociedade, principalmente a educação escolar, está diante do grande desafio, que é a inclusão de todos os alunos no processo ensino e aprendizagem, onde a mesma é bem além do que integração, por provocar uma mudança na perspectiva educacional. Tendo em vista que esse processo é um meio de todos conquistarem seu lugar junto à sociedade, vivendo assim seus direitos e rompendo as barreiras da estigmatização, pois a inclusão tem como foco não deixar ninguém fora da escola, mesmo alunos com necessidades especiais, visto que agora eles devem ser vistos como seres capazes e ativos nas sociedades contemporâneas. O presente estudo está organizado em três secções, iniciando-se com a delimitação da temática considerando-se que esta é uma questão não tão recente na área educacional, mas, que ainda caminha a passos curtos. Em seguida tratamos do perfil, necessidades e desafios da escola inclusiva, que almeja incluir e educar para que todos obtenham uma boa aprendizagem, relacionando a prática docente com a educação inclusiva. A terceira secção reporta-se à pesquisa de campo, quando foram aplicados questionários com docentes acerca de sua prática e concepção de inclusão social. Os principais autores que nortearam o estudo foram Mitther (2003), César (2003), Carvalho (2007), Brasil (2007), Dutra (2005), Melo (1996), Mantoan (2005, 2007), Freire (1982) e Mitther (2003). A educação inclusiva ganhou maior ênfase após ser regulamentada em leis, mas a educação só será realmente inclusiva quando a sociedade verdadeiramente assumir seu real papel diante da igualdade e da diversidade. Assim viveremos num ambiente de oportunidades, o qual favorecerá também nosso desenvolvimento enquanto seres humanos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Leonardo de Araújo e Mota pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Educação inclusiva: a sociedade frente à diversidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta