dc.description.abstract |
Nos tempos atuais a sociedade, principalmente a educação escolar, está diante do
grande desafio, que é a inclusão de todos os alunos no processo ensino e
aprendizagem, onde a mesma é bem além do que integração, por provocar uma
mudança na perspectiva educacional. Tendo em vista que esse processo é um meio
de todos conquistarem seu lugar junto à sociedade, vivendo assim seus direitos e
rompendo as barreiras da estigmatização, pois a inclusão tem como foco não deixar
ninguém fora da escola, mesmo alunos com necessidades especiais, visto que
agora eles devem ser vistos como seres capazes e ativos nas sociedades
contemporâneas. O presente estudo está organizado em três secções, iniciando-se
com a delimitação da temática considerando-se que esta é uma questão não tão
recente na área educacional, mas, que ainda caminha a passos curtos. Em seguida
tratamos do perfil, necessidades e desafios da escola inclusiva, que almeja incluir e
educar para que todos obtenham uma boa aprendizagem, relacionando a prática
docente com a educação inclusiva. A terceira secção reporta-se à pesquisa de
campo, quando foram aplicados questionários com docentes acerca de sua prática e
concepção de inclusão social. Os principais autores que nortearam o estudo foram
Mitther (2003), César (2003), Carvalho (2007), Brasil (2007), Dutra (2005), Melo
(1996), Mantoan (2005, 2007), Freire (1982) e Mitther (2003). A educação inclusiva
ganhou maior ênfase após ser regulamentada em leis, mas a educação só será
realmente inclusiva quando a sociedade verdadeiramente assumir seu real papel
diante da igualdade e da diversidade. Assim viveremos num ambiente de
oportunidades, o qual favorecerá também nosso desenvolvimento enquanto seres
humanos. |
pt_BR |