dc.description.abstract |
A primeira versão do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, aconteceu no ano de 1998,
com a finalidade de servir como indicador externo da qualidade da educação do país, através
de diretrizes que o regulamentava até o ano de 2009, quando, então, ocorreram reformulações
na sua estrutura. Hoje, o exame fixou-se no cenário educacional, aumentando
consideravelmente o número de participantes em cada ano, de acordo com dados fornecidos
Pelo INEP. A relação existente entre o homem e o meio ambiente se encontra, de certa forma,
numa perspectiva voltada exclusivamente para a exploração econômica, estamos vivendo em
uma geração de consumo exacerbados, onde cada vez é maior a produção de materiais que
são descartados diariamente, o que contribui com prejuízos à vida em nosso Planeta,
acarretando uma série de problemas que interferem significativamente na qualidade de vida
do ser humano. Nosso objetivo nesta monografia é analisar as provas do ENEM dos anos de
2009 a 2013 de ciências naturais e suas tecnologias, principalmente, da disciplina de química
que tematizam o meio ambiente. Para tanto, fundamentamos nossa pesquisa no que rege os
Parâmetros curriculares Nacionais – PCN para o Ensino básico, o objetivo primordial deste
trabalho é analisar a abordagem do Tema Transversal Educação Ambiental pelo Exame
Nacional do Ensino Médio-ENEM. Uma vez que é obrigatório o ensino da temática para
todos os níveis de ensino de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96. A análise nos
mostra que Neste Trabalho apresentou-se a análise analítica das questões de química
encontradas no caderno “Ciências da Natureza e Suas Tecnologias” do ENEM, com intuito
investigativo quanto a adequação do exame ao proposto pelo MEC nos documentos do PCN,
onde sugere-se o trabalho de Temas Transversais, neste caso, Educação Ambiental. O que se
percebe é a abordagem dos questionamentos ambientais conveniente com os documentos
regulamentadores da educação no Brasil. Onde aparecem de forma contextualizada, educativa
e informativa, seguindo o que sugere os documentos regulamentadores da educação no Brasil
e de forma bem representada em número de questões por versão do exame, alcançando a
marca de 24% na área do conhecimento Ciências da natureza e suas tecnologias |
pt_BR |